R. Dr. Agnaldo da Silva Leal, 53
Cidade Alta • 95700-358
Bento Gonçalves • RS

(54) 3454-5097
energisul@energisul.com.br

Serviços > Informativos

15/03/2024

Instalações elétricas provisórias adequadas em Canteiros de Obras evitam acidentes e embargos!

As instalações elétricas provisórias tem papel primordial no bom desempenho dos trabalhos em Canteiros de Obras. Porém, alguns cuidados e normas precisam ser seguidos para garantir a segurança de todos os funcionários na obra, principalmente devida a grande circulação de água pelo espaço. Por isso a elaboração prévia de um projeto elétrico específico é fundamental.

É preciso ter claro que, apesar de provisória, as instalações precisam seguir as normas técnicas das instalações de baixa tensão. O aterramento e toda sua extensão na obra é fundamental não só para o funcionamento de ferramentas como betoneiras, serras e furadeiras, mas principalmente para proteção do trabalhador por causa da quantidade de água no espaço.

Pensando nisso, o uso de DR (diferencial residual) é obrigatório no canteiro de obras. Ele funcionará como uma proteção adicional para os funcionários. As tomadas utilizadas nas instalações provisórias também devem ser específicas, com proteção adicional contra água e umidade. Como há bastante água e poeira envolvidos no processo, é extremamente importante a utilização de componentes elétricos com elevado grau de proteção IP e grau de resistência IK para garantir a proteção de quem trabalha no canteiro. Dentre os principais responsáveis pelo índice de acidentes em instalações elétricas nos canteiros de obras, podemos citar, a não utilização de componentes elétricos de qualidade ou inadequados, além da ausência dos devidos equipamentos de proteção individual (EPI).

Os quadros de distribuição da obra devem possuir dispositivos para cadeado. Dessa forma é possível garantir que apenas um eletricista consiga reenergizar os circuitos em caso de manutenção ou ampliação do canteiro de obras.

Os projetos elétricos seguem orientações da norma ABNT NBR-5410, norma técnica para instalações de baixa tensão e também uma recomendação técnica do Ministério do Trabalho e Emprego que fala especificamente sobre as instalações provisórias elétricas.

Planilhas de Cálculo